quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Regras do Torneio Oeiras Internet Challenge - Edição Escolas

1. Podem participar no Torneio Oeiras Internet Challenge - Edição Escolas equipas formadas por 2 elementos que sejam alunos do 3.º Ciclo e/ou do Ensino Secundário de escolas do concelho de Oeiras.

2. Das equipas de participantes do Torneio não farão parte funcionários ou familiares diretos de funcionários da DBDI – Divisão de Bibliotecas, Documentação e Informação (unidade orgânica da Câmara Municipal de Oeiras) e da DTSI - Divisão de Tecnologias e Sistemas de Informação.

3. A participação no Torneio implica o conhecimento prévio das regras aqui expostas por parte dos participantes e requer a apresentação dos seguintes documentos: 
4. As provas do Torneio Oeiras Internet Challenge organizam-se em 2 fases: 
  • Fase 1 (Fase de Apuramento)
  • Fase 2 (Fase Final)
Fase 1: Fase de Apuramento (Eliminatórias)

  • A fase 1 tem como objetivo apurar as 5 equipas representantes de cada agrupamento de escolas
  • A fase 1 é composta por 2 provas que se realizam nas escolas
  • A fase 1 implica a realização de 2 provas:
    • 1.ª prova: 10 perguntas em 20 minutos
    • 2.ª prova: 20 perguntas em 30 minutos.
    • As questões de cada prova são selecionadas aleatoriamente a partir de um conjunto de  perguntas sobre os seguintes temas:
      • Música e artes do espetáculo
      • Artes e literatura
      • Desporto e lazer
      • História
      • Ciências 
    • Os resultados obtidos nas 2 provas, em função do número de respostas certas e do tempo de execução, são agregados e determinam o apuramento para a fase 2, na qual as 5 equipas com melhor pontuação e tempo irão representar o agrupamento da sua escola.
!Todas as equipas candidatas realizam estas duas provas da Fase 1!

Fase 2: Fase Final

A fase 2 realiza-se na Biblioteca Municipal de Oeiras e é composta pelas seguintes provas:
  • 1.ª Prova: 20 perguntas em 30 minutos para apurar as 2 melhores equipas de cada uma das 5 séries e os 2 melhores 3.º classificados no global, apurando assim as 12 equipas que passam à prova seguinte. 

  • 2.ª Prova: Apuramento de semifinalistas (com todas as equipas apuradas):

    • 25 perguntas em 30 minutos para apurar as 4 melhores equipas que passarão às semifinais
    • 3ª Prova: Semifinais (com as 4 equipas apuradas):
      • 2 séries de 2 equipas cada
      • Em cada série as 2 equipas defrontam-se numa prova, na qual terão de responder a um     grupo de 10 perguntas sobre dois temas escolhidos previamente, um por cada uma das     equipas
      • As perguntas são apresentadas uma a uma. A equipa que for mais rápida a descobrir a       resposta certa pressiona o botão do “buzzer” para responder. Se errar, a equipa fica inibida de responder à pergunta seguinte
      • A equipa que tiver mais respostas certas no final das 10 perguntas passa à final
      • Em caso de empate, o apuramento faz-se segundo o processo de "pergunta de ouro", com perguntas dos temas não escolhidos previamente pelas duas equipas para mais uma ronda. Nesta circunstância, a primeira equipa que responder corretamente passa à final
    • 4ª Prova: Apuramento do 3.º e 4º lugares (com as 2 equipas que perderam nas Semifinais):
      • 1 série de 2 equipas
      • A fim de apurar a equipa classificada em terceiro lugar realiza-se uma prova que antecede a final
      • O apuramento é semelhante ao das semifinais mas com 5 perguntas sobre um tema escolhido aleatoriamente
    • 5ª Prova: Final (com as 2 equipas que venceram nas semifinais):
      • O apuramento é semelhante ao das semifinais
      • As duas equipas finalistas defrontam-se numa prova, na qual terão de responder a um grupo de 10 perguntas sobre dois temas escolhidos previamente, um por cada uma das equipas
    Nota:
    Em caso de empate sucessivo nas semifinais, apuramento do 3.º lugar e final, e quando não existirem mais perguntas, o desempate faz-se recorrendo à classificação da 2.ª prova da fase 2.

    5. Constituição da equipa de arbitragem
    • A equipa de árbitros é constituída por 2 elementos da equipa envolvida na organização do evento Oeiras Internet Challenge e por 1 elemento externo que assume o papel de Presidente dos árbitros. O Grupo de Árbitros possui as seguintes funções:
      • Inspecionar e controlar respostas e tempos de resolução de cada prova
      • Verificar e validar resultados de avaliação e classificação
      • Apurar as equipas que transitam às fases seguintes, até à determinação da classificação final
      • As decisões dos árbitros não estão sujeitas a recurso
    6. A determinação da classificação obtida nas duas provas da fase 1 e na 1.ª prova da fase 2 faz-se de acordo com o seguinte:
    • A cada resposta certa correspondem 10 pontos
    • A partir da duração prevista de 20 ou 30 minutos, consoante a prova, por cada fração de 15 segundos de acréscimo a este tempo são subtraídos 5 pontos de penalização
    • A verificação e validação dos resultados de classificação são efetuadas presencialmente pelos membros do grupo de árbitros que acompanham a prova

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