1. Podem participar no Torneio Oeiras Internet Challenge - Edição Escolas equipas formadas por 2 elementos que sejam alunos do 3.º Ciclo e/ou do Ensino Secundário de escolas do concelho de Oeiras.
2. Das equipas de participantes do Torneio não farão parte funcionários ou familiares diretos de funcionários da DBDI – Divisão de Bibliotecas, Documentação e Informação (unidade orgânica da Câmara Municipal de Oeiras) e da DTSI - Divisão de Tecnologias e Sistemas de Informação.
3. A participação no Torneio implica o conhecimento prévio das regras aqui expostas por parte dos participantes e requer a apresentação dos seguintes documentos:
- Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão
- Cartão de estudante
- e ainda, no caso de menores de 18 anos, é necessária a apresentação de autorização, entregue pela organização do torneio, do encarregado de educação (clica aqui para descarregares o formulário de autorização)
4. As provas do Torneio Oeiras Internet Challenge organizam-se em 2 fases:
- Fase 1 (Fase de Apuramento)
- Fase 2 (Fase Final)
Fase 1: Fase de Apuramento (Eliminatórias)
- A fase 1 tem como objetivo apurar as 5 equipas representantes de cada agrupamento de escolas
- A fase 1 é composta por 2 provas que se realizam nas escolas
- A fase 1 implica a realização de 2 provas:
- 1.ª prova: 10 perguntas em 20 minutos
- 2.ª prova: 20 perguntas em 30 minutos.
- As questões de cada prova são selecionadas aleatoriamente a partir de um conjunto de perguntas sobre os seguintes temas:
- Música e artes do espetáculo
- Artes e literatura
- Desporto e lazer
- História
- Ciências
- Os resultados obtidos nas 2 provas, em função do número de respostas certas e do tempo de execução, são agregados e determinam o apuramento para a fase 2, na qual as 5 equipas com melhor pontuação e tempo irão representar o agrupamento da sua escola.
!Todas as equipas candidatas realizam estas duas provas da Fase 1!
Fase 2: Fase Final
A fase 2 realiza-se na Biblioteca Municipal de Oeiras e é composta pelas seguintes provas:
- 1.ª Prova: 20 perguntas em 30 minutos para apurar as 2 melhores equipas de cada uma das 5 séries e os 2 melhores 3.º classificados no global, apurando assim as 12 equipas que passam à prova seguinte.
- 25 perguntas em 30 minutos para apurar as 4 melhores equipas que passarão às semifinais
- 3ª Prova: Semifinais (com as 4 equipas apuradas):
- 2 séries de 2 equipas cada
- Em cada série as 2 equipas defrontam-se numa prova, na qual terão de responder a um grupo de 10 perguntas sobre dois temas escolhidos previamente, um por cada uma das equipas
- As perguntas são apresentadas uma a uma. A equipa que for mais rápida a descobrir a resposta certa pressiona o botão do “buzzer” para responder. Se errar, a equipa fica inibida de responder à pergunta seguinte
- A equipa que tiver mais respostas certas no final das 10 perguntas passa à final
- Em caso de empate, o apuramento faz-se segundo o processo de "pergunta de ouro", com perguntas dos temas não escolhidos previamente pelas duas equipas para mais uma ronda. Nesta circunstância, a primeira equipa que responder corretamente passa à final
- 4ª Prova: Apuramento do 3.º e 4º lugares (com as 2 equipas que perderam nas Semifinais):
- 1 série de 2 equipas
- A fim de apurar a equipa classificada em terceiro lugar realiza-se uma prova que antecede a final
- O apuramento é semelhante ao das semifinais mas com 5 perguntas sobre um tema escolhido aleatoriamente
- 5ª Prova: Final (com as 2 equipas que venceram nas semifinais):
- O apuramento é semelhante ao das semifinais
- As duas equipas finalistas defrontam-se numa prova, na qual terão de responder a um grupo de 10 perguntas sobre dois temas escolhidos previamente, um por cada uma das equipas
Nota:
Em caso de empate sucessivo nas semifinais, apuramento do 3.º lugar e final, e quando não existirem mais perguntas, o desempate faz-se recorrendo à classificação da 2.ª prova da fase 2.
5. Constituição da equipa de arbitragem
- A equipa de árbitros é constituída por 2 elementos da equipa envolvida na organização do evento Oeiras Internet Challenge e por 1 elemento externo que assume o papel de Presidente dos árbitros. O Grupo de Árbitros possui as seguintes funções:
- Inspecionar e controlar respostas e tempos de resolução de cada prova
- Verificar e validar resultados de avaliação e classificação
- Apurar as equipas que transitam às fases seguintes, até à determinação da classificação final
- As decisões dos árbitros não estão sujeitas a recurso
6. A determinação da classificação obtida nas duas provas da fase 1 e na 1.ª prova da fase 2 faz-se de acordo com o seguinte:
- A cada resposta certa correspondem 10 pontos
- A partir da duração prevista de 20 ou 30 minutos, consoante a prova, por cada fração de 15 segundos de acréscimo a este tempo são subtraídos 5 pontos de penalização
- A verificação e validação dos resultados de classificação são efetuadas presencialmente pelos membros do grupo de árbitros que acompanham a prova
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